28 de outubro de 2011

Projeto "Parece Brincadeira"

O Projeto "Parece Brincadeira" foi inicialmente pensado para ser aplicado em um trabalho voluntário em uma creche aqui da minha comunidade.  Seria um conjunto de atividades livres, para serem dadas fora do contexto da aula, praticamente como uma oficina de brincadeiras, mas trabalhando de maneira intensa as áreas motoras, de linguagem, cognitivas e sócio afetivas das crianças. Aos poucos estou tentando adapta-lo a outros ambientes que não apenas o da creche... Ainda não está pronto mas segue um esboço ...

 O projeto completo deverá ter 8 atividades, sendo que cada uma tem o tempo de uma semana, completando assim 1 bimestre. 


JUSTIFICATIVA:  O Projeto Pedagógico “Parece Brincadeira” tem o objetivo de trabalhar na criança a formação da identidade,  reconhecer e desenvolver suas próprias habilidades e potencialidades, auxiliar no desenvolvimento da afetividade, da auto estima e auxiliar no  despertar de valores.
  
OBJETIVO COMPARTILHADO: Despertar na criança o prazer pela leitura e pela arte, auxiliar no desenvolvimento da imaginação, criatividade, comunicação, sociabilização, reflexão e auxiliar no desenvolvimento de valores específicos como: interação com o grupo, amizade e confiança, respeito e afetividade.
  
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
1 Bimestre
1 hora por dia ou dependendo da rotina da escola ou centro social
  
IDADE : crianças entre 4 e 5 anos
  
O QUE SE ESPERA :
Auxiliar as crianças em seu desenvolvimento, nos seguintes aspectos :
- Inteligência pictórica: Capacidade de se expressar por meio de desenhos e imagens.
-Inteligência corporal: capacidade de comunicação utilizando o corpo.
-Inteligência intrapessoal: refere-se as habilidades da própria pessoa ( autoconhecimento, autodomínio e automotivação)
-Inteligência interpessoal: capacidade de relacionamento com outras pessoas
-Inteligência emocional: confiança, amizade,empatia, respeito, sensibilização, imaginação, comunicação, autoestima, afetividade etc)

ÁREAS :
-Socioafetiva,
-Linguagem e comunicação,
-Gognitiva,
-Motricidade Fina e Ampla
  
CONTEÚDO:
-Atividades de recreação envolvendo pinturas de desenhos específicos, criação de painéis e cartazes, criação de crachá e os demais materiais descritos nas atividades.
-Atividades cognitivas como “ligue os pontos”, “encontre o caminho”, “jogo dos erros” etc.
-Leitura e debate de textos e livros, especificados nas atividades
-Dinâmicas e Brincadeira em grupo diversas.
  
Material:
Desenhos para colorir com os temas específicos das atividades, giz de cera, lápis de cor, cola branca, recortes e papel de diversas texturas, folhas de sulfite em branco, cartolinas, durex, tesouras, atividades cognitivas impressas, lápis preto e os demais materiais propostos nas atividades.

OBS: Os materiais são de responsabilidade do recreacionista e devem ser providenciados antecipadamente a cada atividade. Não deverá ser solicitado a nenhuma criança a compra de material.

 O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina;
-Organização do espaço de trabalho;
-Organização do material utilizado;
-Inscrição e Organização dos participantes
   
O Projeto “Parece Brincadeira” foi elaborado com a finalidade de ser uma boa ferramenta de apoio para o trabalho das escolas e instituições de educação infantil. 

Para que as atividades atinjam seu objetivo é necessário um trabalho mais amplo com a realidade das crianças e uma visão maior de cada um como indivíduo. A observação do entorno social e natural que rodeia a criança é indispensável.

As atividades são bem específicas para cada conteúdo mas suficientemente abertas para que possam ser aprofundadas ou diversificadas conforme a necessidade de cada turma, espaço ou tempo. Cabe ao facilitador verificar antecipadamente a necessidade de ajustes.

Algumas atividades podem ser apenas consideradas como modelos se acaso não for possível a aquisição do material ou de algum item proposto.
  
"Cabe ao educador, por meio da intervenção pedagógica, promover a realização de aprendizagem com o maior grau de significado possível, uma vez que esta nunca é absoluta - sempre é possível estabelecer relação entre o que se aprende e a realidade, conhecer as possibilidades de observação, reflexão e informação(...)" (ParâmetrosCurriculares Nacionais- Introducão-Vol.1-p.53)

Para Colorir









































Projeto Estimulação

JUSTIFICATIVA :  O projeto estimulação foi planejado para crianças de 0 a 3 anos de idade e apresenta um programa de atividades com conceitos claros e objetivos definidos, que visam proporcionar as crianças experiências significativas e prazerosas, adequadas para o desenvolvimento, para a maturidade do cérebro e para o sistema neural.   Adaptar a criança ao ambiente da escola nessa idade é de grande importância pois é uma fase em que a constância se faz necessária, por esse motivo as atividades permanentes devem ser bem trabalhadas e as atividades ocasionais obedecerem um padrão de tempo e espaço. O mais importante no Projeto Estimulação é proporcionar a criança um ambiente lúdico e de desenvolvimento constante.

OBJETIVO : Favorecer o contato físico, descobrir as capacidades e interesses das crianças, ajudar na construção da inteligência, elevar a auto estima. Pode também auxiliar na detecção, prevenção e tratamento de atrasos no desenvolvimento infantil.    

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES PERMANENTES:
 Primeiro bimestre – Todos os dias

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES OCASIONAIS:
Primeiro bimestre – depende do currículo da escola e da rotina. Importante estabelecer uma rotina nas atividades.

IDADE : crianças de 0 até 1 ano

O QUE SE ESPERA :
-Desenvolver a motricidade fina
-Desenvolver a motricidade ampla
-Desenvolver a linguagem e a comunicação
-Trabalhar a afetividade
-Desenvolver a capacidade Viso-Motora
-Trabalhar os estágios de desenvolvimento cognitivo
-Estimulação da área sócio-afetiva;

CONTEÚDO:
-Trabalhar o interesse da criança pelo rosto humano, pelos objetos e pelo movimento em geral. Trabalhar a manipulação, a movimentação do corpo, a percepção do ambiente. Proporcionar a criança uma maior interação com objetos e brinquedos adequados a sua idade e sua fase de desenvolvimento.

O QUE O PROFESSOR DEVE GARANTIR NO DECORRER DO PROJETO:
-Construção da rotina; Organização do espaço de trabalho; Organização do material utilizado. Observação do desenvolvimento da criança no decorrer no projeto.


QUADRO AUXILIAR PARA AVALIAÇÃO
Quadro geral de destrezas.


                De 4 a 5 meses
ü  Socioafetivas : Desfruta das ações, sorri, reconhece a mãe ou a pessoa de maior contato, demonstra desaprovação quando contrariado, procura comunicar-se com sons, escuta com interesse a voz humana.
ü  Linguagem e Comunicação : Imita sons e gestos faciais, distingue sons diversos e flexões de voz.
ü  Cognitivas : Sustentação da cabeça, lembra de coisas acontecidas recentemente, é capaz de observar, procura os objetos, amplia o campo visual.
ü  Motricidade fina : Começa a transferir objetos de uma mão para outra, experimenta as texturas.
ü  Motricidade ampla : Adota uma postura simétrica, sustenta a cabeça com firmeza, apóia-se nos antebraços, levanta o tórax e a cabeça, é possível levanta-lo pelas mãos sem jogas a cabeça, senta com apoio.


                De 5 a 7 meses
ü  Socioafetivas : Pode reconhecer seu nome, teme pessoas e locais estranhos, imita expressões labiais, apresenta preferência por pessoas ou objetos, inicia pequenas rotinas diárias, fica alegre com suas conquistas
ü  Linguagem e Comunicação : Aumenta seu repertório de sons, realiza variações no tom e volume de voz, vocaliza sílabas contínuas, faz uso de tons distintos para mostrar o que quer.
ü  Cognitivas : Aumenta a capacidade de memória, desenvolve a capacidade de permanência de objetos, procura a fonte dos sons, manipula os objetos, pode se concentrar por até 5 minutos, apalpa e leva a boca as coisas.
ü  Motricidade fina : Movimentos bimanuais e simétricas, é capaz de segurar uma coisa em cada mão e comparar, usa as mãos para comer, da palmadas, o polegar se aproxima do dedo indicador, usa as mãos para levar o pé a boca.
ü  Motricidade Ampla : Domina a mudança de posições, tenta arrastar-se, senta apoiado pelas mãos durante certo tempo.


                De 7 a 9 meses
ü  Socioafetivas : Reconhece várias pessoas, conhece seu nome, fica alegre com seu progresso, observa seu reflexo no espelho e tenta apalpa-lo, ésensível a aprovação de seus atos, realiza ações quando solicitado ( piscar, mostrar a língua etc ), segue ordens simples.
ü  Linguagem e Comunicação : Repete sílabas contínuas ( PA PA, MA MA etc ), é desenvolvida a linguagem compreensiva prática, imita o som de algumas palavras, bate palmas e faz gestos se solicitado.
ü  Cognitivas : Solução de problemas simples, estratégias de aprendizagem, conhece alguns objetos de seu meio, brinca sozinha, gosta de brincar de esconder objetos com um adulto, utiliza o polegar, aponta para objetos e pessoas.
ü  Motricidade Fina : Começa a desenvolver movimentos em que utiliza o indicador e o polegar, solta objetos de maneira voluntária, bate, sacode e muda os objetos de uma mão para outra, é capaz de pegar pequenos objetos e puxar cabelo.
ü  Motricidade Ampla : Arrasta-se para trás e para frente, usa essa destreza para alcançar objetos, pode sentar sozinho, inicia as tentativas de posição ereta.


              De 9 a 12 meses
ü  Socioafetivas : Compreende o “não”, gosta de brincar, faz “gracinhas”, busca aprovação do adulto, demonstra mais carinho, mostra preferência por alimentos, diverte-se com o que gosta.
ü  Linguagem e Comunicação : Grita, olha para os lábios de quem fala, associa onomatopéias, aproximação do significado das palavras, pode apontar diversas coisas ( objetos, partes do corpo, pessoas ), pode dizer até duas palavras juntas e posteriormente até 5, compreende mais do que verbaliza, demonstra emoções, gosta de música e de leitura de histórias.
ü  Cognitivas : Desenvolvendo noção de causa e efeito, sabe brincar com tabuleiros, noção de permanência desenvolvida, difere grande e pequeno, apresenta predisposição para uma das mãos, memória de longo prazo, cores vivas , conceito de perto e longe, aqui e ali.
ü  Motricidade Fina : Torna-se unidestro, tira brinquedos de caixas, rabisca papéis, utiliza a “pinça”, segura a mamadeira.
ü  Motricidade Ampla : Processo de engatinhar, pode ficar em pé segurando ou apoiando e até mesmo sozinha.  Maior articulação de sons, caminha sozinha ou com auxílio, sobe nas coisas, se apóia na planta dos pés.


Atividade 1  -  O jogo de imitar
Atividade Ocasional e Permanente

Conceito: Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Área: Socioafetiva
Objetivo: Imitação de gestos
Recursos: Gestos, mímicas, estalidos
Idade: Até 7 meses
Tempo: Enquanto durar o interesse
Espaço: Sala de convivência ou ar livre
Descrição: Faça caretas e movimente o rosto perto do bebe, ponha a língua para fora, abra a boca, sorria, abra e feche os olhos. Seja repetitivo nos gestos para dar a criança a oportunidade de imitá-la e desfrutar daquilo que você fez. Fique atento a todas as reações e reforce imediatamente.
Avaliação: Observar se o bebe reage de acordo com as destrezas esperadas para sua idade.


Atividade 2 - Hora de Sono
Atividade Permanente

Conceito: Promover o desenvolvimento de vínculos afetivos.
Área: Socioafetiva
Objetivo: Promover a tranqüilidade
Recursos: Acalantos e músicas
Idade: até 1 ano
Tempo: A criança determina o tempo aproximado
Espaço: Berço
Descrição: Coloque a criança no berço e use uma voz melodiosa, cante acalantos ou músicas tranqüilas durante todo o tempo em que a criança pega no sono. Torne sua voz cada vez mais melodiosa e mais suave.
Avaliação: Observe o sono da criança e o tempo.


Atividade 3 – Boneco Falante
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver a capacidade de percepção dos sons.
Área: Linguagem e Comunicação
Objetivo: Familiarizar a criança com a linguagem
Recursos: Boneco de Pano
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala ou Berço
Descrição: Mostrar para a criança o boneco, coloque no berço ou ao alcance do bebe. Permita a interação com a boneca e a criança. Use um tom de voz particular, distinto do seu tom normal. Use diferentes distancias, manipule o boneco e converse com o bebe. Se a criança reforçar algum som responda para ela com seu olhar e seu carinho sempre.
Avaliação: Observar a capacidade de comunicação e interesse da criança. Observar a fixação do olhar, a emissão de sons e o movimento do corpo.


Atividade 4 – Conhecer o Mundo
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver a percepção sensorial
Área: Cognitiva
Objetivo: Conhecer o mundo através dos sentidos
Recursos: O próprio corpo do bebe, frutas, algodão, lanternas, flores, gravação de sons da natureza, músicas.
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala ou ao ar livre
Descrição: Deixar a criança experimentar diferentes sensações:
Táteis : Acariciar o corpo, banho de sol, brinquedos de pano, carinho com algodão etc.
Olfativas: Permitir o cheirar: flores, verduras, frutas etc.
Visuais: Expor ao movimento de feixes de luz ( lanterna ), refletir na parede, teto etc.
Auditivas: Colocar em som ambiente músicas, sons da natureza, cantos dos pássaros, instrumentos etc.
Avaliação: observar atentamente todos os reflexos das crianças, reação a luz, ao som etc.


Atividade 5 – Aprender a brincar
Atividade Permanente

Conceito: Desenvolver a motricidade
Área: Motora
Objetivo: Desenvolver a destreza das mãos.
Recursos: Chocalhos, boneco de pano, móbiles de berço
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse da criança
Espaço: Sala de convivência
Descrição: Colocar os objetos nas mãos do bebe, se deixar cair repetir a ação, permita o livre manuseio. Coloque os móbiles no berço pois as cores e o movimento são de grande estímulo para elas.
Avaliação: observar o desenvolvimento da motricidade ampla  e fina conforme a idade da criança.


Atividade 6 – Baile do Sorriso
Atividade Ocasional

Conceito: Desenvolver vínculos afetivos
Área: Socioafetivo
Objetivo: Promover o desenvolvimento da afetividade e socialização da criança.
Recursos: Aparelho de Som e CDS
Idade: até 1 ano
Tempo: Enquanto durar o interesse.
Espaço: Sala de convivência
Descrição: Ligar o som em uma altura agradável, pegar a criança no colo de maneira confortável, aproximar o rosto do rosto da criança, fazer movimentos rítmicos ao som da música. Girar, cantarolar, dar rodopios.
Avaliação: Observar a reação da criança a aproximidade do toque, sua reação ao som e aos movimentos.

OBS: O Projeto tem 11 atividades - Algumas ainda estão em análise e em breve estará aqui no Projeto.